VOCÊ SABIA: TUDO SOBRE OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES NA MUSCULAÇÃO!

Os suplementos nada mais são que elementos químicos como vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Geralmente são consumidos por pessoas com alguma carência nutricional ou por praticantes de desportos que precisam repor as perdas nutricionais durante suas atividades, ou mesmo, para melhorar o desempenho físico do mesmo.

Suplementação para Hipertrofia: Ganho de Massa Muscular

Conseguir um corpo musculoso não é nada fácil, é preciso seguir religiosamente a dieta alimentar, treino e descanso. Não se utilizar desse trio é praticamente impossível conquistar a hipertrofia muscular.

A chave para o seu objetivo, se tratando de suplementação, é a proteína. As proteínas são os componentes da alimentação que fornecem os aglomerados fundamentais para o seu corpo construir o tecido muscular. Além disso há uma restauração das lesões de um treinamento pesado. São inúmeras as fontes proteicas, entre elas o whey protein, derivado do leite ele se destaca pela rapidez na absorção.

Benefícios da Suplementação Alimentar Para o Corpo Humano

Para conquistar os benefícios da suplementação é necessário buscar o tipo correto e quantidade adequada de suplementação a ser consumida. Em geral os benefícios são:

  • Os multivitamínicos fornecem os micronutrientes que o organismo do atleta ou praticante de musculação necessita. Além de melhorar o sistema imunológico é indicado também para pessoas com deficiência de certas vitaminas;
  • Os suplementos pré-treino aumentam o foco, a resistência e a força muscular logo após ser ingerido;
  • Os suplementos cuja fonte é a proteína de altíssima qualidade contribui para repor as necessidades proteicas diárias. Sendo assim, há uma contribuição significativa na hipertrofia e na perda de gordura corpórea;
  • Os suplementos compostos de aminoácidos contribuem para a recuperação e regeneração muscular evitando o catabolismo;
  • Os hipercalóricos beneficiam pessoas com dificuldade de ganho de massa corporal ou praticantes de atividades extenuantes;
  • Os termogênicos tem como benefício o aumento do metabolismo, portanto contribui para maior disposição e favorece a queima de gordura;
  • Os suplementos antioxidantes contribuem para a limpeza do organismo eliminando radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce;

Tipos de Suplementos Alimentares – Suplementos Para Ganhar Massa Muscular

suplemento-alimentar

Os suplementos alimentares proteicos são utilizados para ganhar massa muscular são consumidos exclusivamente por pessoas que praticam atividades físicas regulares. A proteína é utilizada para evitar o catabolismo, processo realizado através de hormônios liberados no organismo após os exercícios físicos. Esse processo catabólico pode acabar quebrando os ganhos musculares de cada treino.

São dois os suplementos de proteína alta absorção e de lenta absorção. A creatina, a glutamina, o tribulus terrestris, carboidratos de rápida absorção e BCAA são exemplos de suplementação para ganhar massa muscular.

Os suplementos possuem diferentes tipos com objetivos específicos como visto a seguir:

  • Ganho de massa muscular;
  • Suplementos para maior gasto calórico;
  • Aumento de peso;
  • Consumidos por pessoas praticantes ou não de atividades físicas e que podem ter carência de algumas vitaminas essenciais para o organismo.

Suplemento Hipercalórico

Fornecem uma dose acentuada de calorias para facilitar a vida de quem não consegue ganhar peso ou comer muito. É usado por pessoas que tem o metabolismo muito acelerado que resulta na dificuldade de ganhar peso. O consumo dos hipercalóricos contribui para ganhar massa corporal que pode ser massa magra ou massa gorda.  Além disso, atletas de maratonas, ou atividades de longa duração costumam fazer o uso desse tipo de suplemento.

São compostos por proteínas e alta concentração de carboidratos, algumas marcas possuem aminoácidos na sua composição, vitaminas e sais minerais.  Ele funciona da seguinte maneira: o carboidrato fornecido por esse suplemento é utilizado como fonte de energia durante o treino. Conforme o praticante tenha mais disposição para se exercitar, contribuirá para que o treino dure mais tempo.

Sua composição é em pó e podem ser misturados a Shake, água, sucos, vitaminas de frutas. Deve ser consumido geralmente junto com as refeições como o café da manhã. Porém não é aconselhado substituir uma refeição pelo suplemento, ou seja, justamente por ser um complemento e não um substituto.

Pessoas que possuem problemas renais e hepáticos devem consultar um especialista antes de consumi-lo. Por conter carboidrato em excesso, diabéticos também tem que consumir com cautela e somente com prescrição médica. Pode causar também diarreia, náusea e vômito. A alimentação equilibrada e balanceada ainda é a melhor e mais saudável opção de ganhar ou manter o peso.

Suplemento Proteico

A queridinha de quem malha é a suplementação à base de proteína se tornando indispensável tanto para quem quer aumento dos níveis da massa magra como também para quem quer perder tecido adiposo. Possuem grandes quantidades de proteínas que pode ser intacta ou hidrolisada de várias formas.

Tipos de suplementação proteica:

  1. Albumina: é proveniente da clara do ovo desidratada, de boa qualidade e baixo custo, ela é rica em BCAAs que são aminoácidos importantes para aumentar a energia e para a reconstrução muscular. Possui ainda vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro. A Albumina contribui para a manutenção do peso, pois sua absorção é lenta, por isso a sensação de saciedade é maior;
  2. Caseína: é uma proteína muito rica em aminoácidos essenciais, ou seja, são aminoácidos que nosso organismo precisa, porém só adquirimos através da alimentação, principalmente do leite de vaca ou da suplementação. Esses aminoácidos são a glutamina, que ajuda no crescimento muscular, e a arginina que contribui para a liberação natural do HGH, o hormônio do crescimento. Possui lenta absorção nutrindo os músculos por mais tempo, evitando o catabolismo proteico. A caseína micelar é pura, portanto considerada de melhor qualidade;
  3. Proteína da Carne: existem dois tipos a hidrolisada e a isolada, é ideal para pessoas intolerantes à lactose que não podem consumir o whey protein. Possui todos os aminoácidos essenciais para o organismo que a carne pode oferecer, com a diferença de não possuir as gorduras da mesma. Dispõem ainda de arginina, glicina e metionina;
  4. Proteína da Soja: muito utilizada para recuperação dos músculos, por isso, é mais consumida no pós- treino. Possui arginina, BCAA e antioxidantes. Essa opçãotambém contribui para a reconstrução muscular e a sua componente chamada isoflavona contribui paramanter o colesterol estável além de acelerar o metabolismo;
  5. Whey Protein: é o suplemento mais usado e conhecido pelos frequentadores de academias. O whey tem como composição a proteína do soro do leite. Tem alta concentração de glutamina e BCAA. Existem três tipos de whey: o concentrado, o isolado e o hidrolisado que irei falar mais adiante em um tópico exclusivo desse suplemento;

Suplemento Termogênico

Para quem quer fazer as pazes com a balança, porém têm dificuldades de emagrecer, os suplementos termogênicos são indicados. Esses suplementos contribuem para acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias ao longo do dia. São inúmeros os alimentos termogênicos que são aliados para a queima de gordura como:

  • o gengibre;
  • a pimenta;
  • o chá verde;
  • e a canela.

Além disso eles contribuem também para o aumento da temperatura corporal.

Os suplementos termogênicos têm em sua fórmula cafeína, si nefrina que é um estimulante natural que ajuda na perca de peso, HLC e yohimbe. Os efeitos do consumo dos termogênicos são diminuição do apetite e sua ação é estimulante do metabolismo. Além de auxiliar no desempenho do treino trazendo maior disposição.

Esses suplementos também possuem alguns efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, falta de concentração, taqui acardia, aumento da pressão arterial, irritação e enjoos. Por isso pessoas com problemas cardíacos, diabetes e hipertensão não podem consumir esses suplementos. Como sempre saliento, o ideal é procurar auxílio médico.

suplemento-musculaao

 

Melhores Suplementos Para Musculação 

Resultado de imagem para tudo sobre suplementação na musculação

Os maiores e melhores suplementos a fim de ganhar massa muscular são:

  • Creatina: Naturalmente produzido pelo nosso corpo e presentes em alimentos de origem animal. A creatina tem como objetivo o aumento da massa muscular, pois aumenta a fonte de energia dos corpos, o ATP. Conhecida mundialmente, a creatina contribui para o aumento da força física durante o treino e isso contribui significamente para o treino se tornar mais intenso. Ela também auxilia na recuperação muscular.
  • Suplementos que auxiliam no aumento da testosterona que é o hormônio masculino responsável pelo crescimento muscular, como por exemplo, o ZMA, tribulus terrestris, DAA, Gamma Oryzanol, são em geral suplementos para aumentar o nível de testosterona e consequentemente o aumento da massa muscular.
  • Proteína:Este é o ideal para quem deseja ganhar massa muscular. O Whey Protein é o indicado para atividades de musculação, pois é a proteína de mais rápida absorção. A albumina também é excelente, porém não tem um paladar muito apurado e é de absorção mais lenta.
  • Maltodextrina: é um carboidrato de absorção rápida utilizados para repor as energias durante um treino longo e também diminui a fadiga muscular.
  • Óxido nítrico:Contribui para o aumento dos vasos sanguíneos e, portanto, o fluxo de nutrientes gerando o aumento de força e de volume muscular durante a malhação, que continuará mesmo depois do treino.
  • Hipercalóricos: Muito utilizado por homens que desejam ganhar peso rápido. Mas se não for combinada com exercícios musculares, o efeito é de aumento de tecido adiposo.
Esse registro foi postado em Blog e marcado .