COENZYMA Q10: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESTA VITAMINA.

COENZIMA Q10

Conhecida também como vitamina Q10 ou CoQ10, é uma substância com propriedades antioxidantes e muito similar a uma vitamina.

Pode ser fabricada pelo nosso corpo, através de alimentos como soja, amêndoas, vegetais verdes (particularmente no brócolis e espinafre), sendo as carnes, aves e peixes gordos as fontes mais ricas.

QUAIS AS INDICAÇÕES DA COENZIMA Q10?

A Coenzima Q10 é objeto de vários estudos sobre seus benefícios na saúde, no tratamento de doenças e no envelhecimento humano.

Sua principal atividade é dentro das mitocôndrias, que são organelas celulares que produzem energia. Por isso, dela depende toda a energia necessária para as células funcionarem adequadamente.

Por sua capacidade de transferir elétrons e, portanto, trabalhar como um antioxidante, a Coenzima Q também é utilizada como suplemento nutricional. A produção de CoQ diminui com a idade, o que aumenta a necessidade de sua suplementação, já que a falta de CoQ10 pode causar danos no cérebro, em outros órgãos e em mitocôndrias do corpo todo.

Resultado de imagem para COENZIMA BENEFICIOS"

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10?

  • Não apresenta efeitos colaterais;
  • Ajuda a deixar a pele bonita;
  • Previne os radicais livres;
  • Regenera o tecido cardiovascular;
  • Aumenta a energia;
  • Melhora o desempenho nos treinos;
  • Desacelera o processo de envelhecimento;
  • Ajuda na prevenção de enxaqueca e dores de cabeça;
  • Auxilia no metabolismo celular;
  • Melhora o desempenho do sistema imunológico.

Veja abaixo as doenças que a Coezima Q10 pode ajudar a prevenir ou amenizar:

DOENÇAS MITOCONDRIAIS?

Doenças causadas pela disfunção das mitocôndrias. Se as mitocôndrias não estão funcionando normalmente qualquer órgão pode ser afetado, pois todos precisam de energia para o crescimento, funcionamento e manutenção. Os sistemas de órgãos que são mais susceptíveis de serem afetados são normalmente aqueles que necessitam de uma grande quantidade de energia para funcionar, como o cérebro, coração e músculos esqueléticos. A Coenzima Q10 é prescrita como suplemento em casos de tratamento de diversas doenças mitocondriais e metabólicas raras.

PROBLEMAS CARDÍACOS

Infarto Agudo do Miocárdio

A utilização de CoQ10 como suplemento para pacientes que sofreram um ataque cardíaco mostrou uma diminuição dos casos de outros problemas relacionados, angina, arritmia e até mesmo de outros infartos subsequentes comparando-se com pacientes que tomaram placebo em vez de CoQ10 após sofrerem o ataque.

Cardiomiopatia

Alguns estudos já feitos indicaram a melhora da função cardíaca de mais de 80% dos voluntários analisados com diversos tipos diferentes de cardiomiopatias ao serem tratados com CoQ10 além dos cuidados médicos usuais. Contudo, com o fim do tratamento, os pacientes sofreram a deterioração das funções cardíacas comuns ao problema.

Hipertensão

O suplemento CoQ10 pode se mostrar promissor no tratamento da hipertensão, mas ainda não há evidências fortes de que funcione. Em alguns estudos já realizados, a administração da coenzima CoQ10 conseguiu melhorar a condição de alguns voluntários em comparação aos que tomaram apenas placebo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10 PARA A PELE?

Apesar de ser um processo natural, fatores como a ação de radicais livres promovem o aceleramento do envelhecimento dos tecidos e dentre eles o que fica mais evidente é a pele.

A Coenzima Q10 reforça a barreira de defesa contra os danos celulares causados pela ação dos radicais livres, com isso, permitindo o desaceleramento do processo de envelhecimento cutâneo e isso pode ser traduzido na melhora do aspecto da pele.

Além de reforçar a proteção natural da pele com seu poder antioxidante neutralizando as espécies reativas de oxigênio, a Coenzima Q10, auxilia no aumento da proliferação dos fibroblastos presentes na derme. Os fibroblastos estão envolvidos na produção de colágeno e elastina, duas importantes proteínas estruturais da pele.

Resultado de imagem para coenzima para a pele"

 

POR QUE SUPLEMENTAR A COENZIMA Q10?

A deficiência de Coenzima Q10 pode ocorrer por conta da baixa ingestão ou produção inadequada causada pelo envelhecimento ou pela deficiência dos nutrientes necessários para sua síntese.

Estima-se que a dose de Coenzima Q10 oferecida por meio da alimentação não seja suficiente para suprir as necessidades do organismo, já que apenas 10% é absorvida. A ingestão diária de fontes ricas de Coenzima Q10 (carnes, aves e peixes) fornecem em torno de 2 a 20 mg, o que não aumenta significativamente os níveis de CoQ10 no sangue e nos tecidos.

Portanto a suplementação pode ser muito útil e a recomendação pode variar.

Quer saber mais, dê uma olhada na matéria da Globo.com sobre o assunto:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/02/coenzima-q10-previne-doencas-cardiacas-e-retarda-envelhecimento.html

Gostou da matéria?! Então está esperando o que?! Clique no link abaixo e compre agora!