ÔMEGA 3: SAIBA TUDO SOBRE SEUS BENEFÍCIOS!

Você já deve ter escutado que tomar ômega 3 faz bem para saúde. Mas você sabe o  que é ômega 3 e quais são seus tipos e benefícios?

O QUE É ÔMEGA 3?

Resultado de imagem para benefícios do omega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura definida pela sua estrutura química como um ácido graxo poli-insaturado essencial. De forma simplificada, pode ser entendido como uma gordura necessária ao nosso organismo que só conseguimos consumir através da alimentação ou suplementação. Apenas bactérias, animais microscópicos chamados de zoo plânctons e seres pertencentes ao reino vegetal conseguem produzir o ômega 3.

TIPOS DE ÔMEGA 3: EPA, DHA

Resultado de imagem para benefícios do omega 3 dha

Há vários tipos de gorduras nos alimentos, algumas consideradas boas, como os ômegas 3, e outras ruins, como as trans. Algumas características na formação da estrutura química de uma gordura é o que vai definir se ela é ou não um ômega 3. Como descrito, o EPA e DHA, são considerados os principais tipos de ômega 3 por serem os mais estudados pela comunidade científica.

Veja as principais características de cada uma dessas gorduras:

EPA

O EPA (ácido eicosapentaenoico) é composto por 20 carbonos e é encontrado em alimentos de origem animal, como os peixes gordurosos e crustáceos. Sua ingestão regular promove vários benefícios para a saúde do coração.

DHA

O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é constituído por 22 carbonos e, assim como o EPA, também é mais encontrado em alimentos de origem animal, entretanto, fornece mais benefícios para a saúde cerebral.

Resultado de imagem para benefícios do omega 3 dha

 

PARA QUE SERVE O ÔMEGA 3

Todos os dias nós precisamos consumir uma pequena quantidade de gordura para garantir o estímulo de algumas funções importantíssimas para o bom funcionamento do nosso corpo, as quais incluem a construção de membranas que protegem as células, a produção e armazenamento de energia, manutenção da temperatura corporal, e a formação de hormônios esteroides relacionados à reprodução, e não esteroides relacionados à regulação do gasto energético

O consumo em excesso de alguns tipos de gorduras, como as saturadas e as trans, fáceis de atingir pela alimentação, criam um ambiente inflamatório em nosso organismo, podendo resultar em problemas sérios à saúde, como a obesidade, elevação de triglicérides, entupimento de artérias, elevação da pressão arterial, e outros.

As moléculas de ômega 3, além de desempenharem as funções comuns de todas as gorduras, se destacam porque permitem a produção de substâncias que atuam no combate desses processos inflamatórios, por isso ela é considerada uma gordura do bem, pois trabalha em sentido contrário das outras gorduras, promovendo benefícios.

Além do consumo excessivo de outros tipos de gorduras, toda interação com o ambiente externo pode gerar perturbações ao nosso organismo e criar um ambiente inflamatório. Causas mais comuns dessas pertubações são: o consumo em excesso de açúcares, poluição, prática de exercício físico, microrganismos e vírus prejudiciais presentes no ar e em alimentos.

Dessa forma, podemos concluir que, por mais cuidadosos que sejamos, sofremos algum tipo de estresse a todo momento, no entanto, um dos motivos que faz não percebermos isso é o nosso sistema de defesa fortalecido pelo ômega 3.

Imagem relacionada

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3

Benefícios do ômega 3

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 NO CORAÇÃO

As doenças relacionadas ao coração são as que possuem maior número de evidências comprovadas dos benefícios do ômega 3, e é por isso que a American Heart Association (AHA) recomenda o consumo de ômega 3 para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Com base em um estudo publicado da AHA de 2017¹, pensando apenas na prevenção de doenças relacionadas ao coração como: parada cardíaca, infarto agudo do miocárdio, doenças vasculares (aterosclerose, trombose e acidente vascular encefálico), o consumo do ômega 3 pode reduzir em até 10 % o risco de morte súbita em indivíduos com alto risco para essas doenças.

Uma redução de 10% pode até parecer pouco, mas considerando que atualmente doenças do coração são a maior causa de morte no mundo, esse número se torna muito significante.

Além disso, já foi visto que o consumo regular de ômega 3 durante 3 meses, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol  LDL, o famoso colesterol “ruim”, e a melhorar o colesterol HDL, considerado “bom”.  Isso também previne riscos de ataques cardíacos e doenças vasculares.

Resultado de imagem para benefícios do omega 3 dha

  • Fortalece o sistema de defesa;
  • É fonte de energia;
  • Previne doenças como as cardiovasculares;
  • Potencializa o desempenho nos treinos;
  • Estimula o metabolismo lipídico;
  • Reduz o estresse oxidativo;
  • Acelera a recuperação muscular;
  • Proporciona estabilização do humor;
  • Estimula o desenvolvimento fetal ideal.

Conheceu tudo sobre o ômega 3?! Então venha conferir os melhores produtos no nosso site!


Deprecated: Optional parameter $package declared before required parameter $percent is implicitly treated as a required parameter in /home/u691101658/domains/armazemdavida.com.br/public_html/wp-content/plugins/melhor-envio-cotacao/Services/CalculateShippingMethodService.php on line 42

Deprecated: Optional parameter $package declared before required parameter $percent is implicitly treated as a required parameter in /home/u691101658/domains/armazemdavida.com.br/public_html/wp-content/plugins/woocommerce-superfrete/Services/CalculateShippingMethodService.php on line 42